O Governo do Estado anunciou medidas para intensificar a prevenção de incêndios florestais no Pantanal, incluindo a ampliação do programa PSA Bioma Pantanal e a simplificação do licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
As iniciativas foram divulgadas nesta quarta-feira (2) pelo secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, durante a abertura do Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo no Pantanal, realizado no Ministério Público Estadual.
Durante o evento, organizado pelas ONGs SOS Pantanal e Onçafari em parceria com o MP-MS, especialistas do Brasil e do exterior debateram estratégias para a prevenção e controle dos incêndios na região.
Leita também
Uso controlado do fogo
Segundo Artur Falcette, o Manejo Integrado do Fogo busca o uso planejado da queima prescrita para reduzir o material combustível acumulado, como capim e plantas invasoras, minimizando o risco de grandes queimadas na estação seca.

“O MIF permite a remoção segura dessa biomassa, reduzindo a incidência de incêndios e garantindo mais segurança para a região”, explicou.
Edital antecipado para apoio a brigadistas
Outra medida anunciada foi a antecipação do edital do PSA “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, previsto para ser lançado até o fim de abril. O programa destinará recursos a comunidades indígenas, organizações da sociedade civil e produtores rurais interessados em formar brigadas de combate a incêndios.
O apoio incluirá financiamento para aquisição de equipamentos, capacitação e estruturação das equipes.
Facilidade para implantação do MIF
Com base em um levantamento do Imasul, aproximadamente 150 propriedades rurais no Pantanal foram classificadas como áreas críticas para incêndios.
Para viabilizar a prevenção, o Governo do Estado pretende simplificar o processo de licenciamento do MIF para esses locais, permitindo que os proprietários iniciem os projetos de manejo de forma mais rápida e desburocratizada.
Discussões técnicas
A Semadesc também participou dos painéis técnicos do seminário, abordando temas como “Políticas Públicas Federais e Estaduais no Manejo Integrado do Fogo”, apresentado pelo engenheiro florestal Fábio Bolzan, e “Governança do MIF no Estado de Mato Grosso do Sul”, conduzido pelo assessor Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Leonardo Congro.
Com essas medidas, o governo busca fortalecer as ações de prevenção e controle dos incêndios florestais antes do período de seca no Pantanal.