Investimento em Inteligência Artificial aumenta com o crescimento do ChatGPT, segundo pesquisa da Gartner

André Rocha 795 visualizações
2 minutos de leitura

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, o ChatGPT, uma poderosa ferramenta de inteligência artificial (IA), impulsionou um aumento significativo nos investimentos nessa área. O estudo, que envolveu mais de 2.500 líderes executivos, revelou que 45% dos entrevistados aumentaram seus investimentos em IA devido à crescente visibilidade do ChatGPT. Dentre esses, 70% estão atualmente em estágio de investigação e exploração com IA generativa, enquanto 19% já estão em fase piloto ou de produção.

A pesquisa também apontou que a experiência do cliente se destaca como o principal foco dos investimentos em IA generativa para 38% dos entrevistados. Isso demonstra o reconhecimento do potencial dessa tecnologia para aprimorar a interação e satisfação dos consumidores.

A pesquisa revelou que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA generativa superam os riscos, enquanto apenas 5% têm a percepção oposta. No entanto, os especialistas apontam que essa perspectiva pode mudar à medida que os investimentos em IA se aprofundam e as organizações enfrentam desafios e riscos adicionais.

À medida que as empresas começam a explorar o potencial da IA generativa, muitas estão concentrando seus esforços em casos de uso específicos, como aprimoramento de conteúdo de mídia ou geração de código. Embora essas aplicações iniciais tenham um valor agregado significativo, é importante ressaltar que a IA generativa possui um potencial vasto e pode oferecer suporte a soluções que aprimoram tanto humanos quanto máquinas, além de executar processos de negócios e tecnologia da informação de forma autônoma.

Frances Karamouzis, Vice-Presidente Analista da Gartner, comentou sobre a pesquisa, afirmando que “o entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode ser substituído por uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”. Ela também destacou que as organizações provavelmente enfrentarão questões relacionadas à confiança, risco, segurança, privacidade e ética à medida que desenvolvem e implementam soluções baseadas em IA generativa.

Compartilhar este artigo