Campo Grande se destaca como uma das capitais mais ágeis para a abertura de empresas no Brasil

André Rocha 811 visualizações
4 minutos de leitura

Enquanto a média nacional é de 1 dia e 6 horas, a capital sul-mato-grossense está encurtando o processo e oferecendo um ambiente favorável para o empreendedorismo, com um tempo médio impressionante de apenas 9 horas.

Os dados são revelados pelo Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com base nos resultados do primeiro quadrimestre de 2023. Segundo o relatório, até o mês de maio, 9.549 empresas foram abertas em Campo Grande, um aumento significativo em relação às 8.799 empresas do mesmo período do ano anterior. Esses números catapultam a cidade da 23ª para a 12ª posição no ranking nacional de tempo médio para abertura de empresas.

“Acreditamos que esse dado é motivo de comemoração e demonstra os resultados das medidas adotadas pela Prefeitura de Campo Grande e outros órgãos para desburocratizar o processo de abertura de empresas. A burocracia excessiva tem sido uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores na hora de iniciar um negócio, desestimulando muitos deles a concretizarem seus sonhos”, avalia Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

O Mapa de Empresas analisa o tempo médio de abertura de empresas e o cumprimento das etapas de viabilidade e registro. A etapa de viabilidade envolve a confirmação da possibilidade da empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido, enquanto a etapa de registro consiste no arquivamento dos documentos de constituição da empresa pela Junta Comercial e na emissão do número do CNPJ pela Receita Federal do Brasil. Para empresas de baixo e médio risco, o cumprimento dessas etapas é suficiente para o início das atividades.

Thiago Asato, professor de Administração da Faculdade Novoeste, destaca a posição positiva de Campo Grande nesse ranking e ressalta que o tempo médio nacional de abertura de empresas é de 1 hora e 6 dias. “Considerando o porte, a forma de constituição e o ramo de atividade, esse tempo pode variar, mas é extremamente positivo que os empreendedores consigam iniciar seus negócios de forma mais rápida e aproveitem melhores condições para realizar seus sonhos”, enfatiza o especialista.

No caso das micro e pequenas empresas em Campo Grande, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), oferece toda a orientação necessária para facilitar a abertura e regularização das empresas, simplificando processos que costumam dificultar a vida dos empreendedores.

As Salas do Empreendedor do Município são locais onde é possível realizar a formalização de empresa MEI, emitir boletos de pagamento, fazer declaração anual de faturamento, regularizar débitos do MEI, alterar dados cadastrais do CNPJ, verificar a viabilidade, emitir o certificado MEI (CCMEI), emitir nota fiscal de serviço eletrônica e dar baixa na empresa. Atualmente, essas salas estão funcionando em diversos endereços, incluindo a própria Sidagro e três incubadoras em reforma.

Campo Grande está se destacando como um exemplo de agilidade e apoio aos empreendedores, promovendo um ambiente favorável para o crescimento econômico e a realização de sonhos empresariais. Com um tempo médio de apenas 9 horas para abrir uma empresa, a capital sul-mato-grossense se torna um destino atrativo para investidores e empresários em busca de rapidez e eficiência.

Compartilhar este artigo