Semeadura avançou 1 milhão de hectares em uma semana e já cobre 2,56 milhões de hectares. Enquanto isso, o IBGE mostra alta nos preços industriais de carne, derivados de soja e etanol, cadeias que movem a economia do Estado.
O plantio da soja da safra 2026/2027 avançou cerca de 1 milhão de hectares em apenas uma semana e chegou a 52,6% da área prevista em Mato Grosso do Sul. O dado é do boletim da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul) divulgado na terça-feira (27), com informações coletadas entre 16 e 23 de outubro. A semeadura já ocupa 2,56 milhões de hectares, contra 1,56 milhão no levantamento anterior, quando o índice estava em 32%.
O ritmo forte, no entanto, convive com uma projeção menos animadora para a colheita. A entidade estima que a soja vai ocupar 4,874 milhões de hectares nesta temporada, área 5,5% maior que a do ciclo passado, mas calcula uma produção de 15,331 milhões de toneladas, queda de 8,4% em relação à safra 2025/2026. No mesmo dia, o IBGE divulgou que os preços recebidos pela indústria de alimentos subiram puxados por carne bovina e derivados de soja, duas das principais cadeias produtivas do Estado.
Uma semana de recuperação no campo
O salto de 20,6 pontos percentuais em sete dias veio depois de uma semana de excesso de chuva, que havia interrompido as operações em vários municípios. Com a redução das precipitações e o solo com boa umidade, os produtores conseguiram colocar as máquinas de volta nas lavouras. O ritmo atual supera em 4,8 pontos percentuais o observado no mesmo período da safra passada.
O avanço não é uniforme no território. A região sul continua na frente, com 61,8% da área semeada, depois de passar de 39,7% para 61,8% em uma semana. A região central foi de 21% para 38,9%, e a norte saltou de 18,7% para 37,8%. Proporcionalmente, o maior crescimento ocorreu no norte, onde a área plantada praticamente dobrou no intervalo.
A janela de plantio é decisiva porque afeta não só a soja, mas também a segunda safra. Em boa parte de Mato Grosso do Sul, o milho safrinha é semeado logo depois da colheita da soja, e atrasos no início do ciclo podem empurrar o milho para um período de maior risco climático.
Pragas e plantas daninhas exigem atenção
O boletim da Aprosoja/MS também traz alertas. O monitoramento identificou alta incidência do cascudinho-da-soja na região norte e em algumas áreas do centro do Estado. Em determinadas propriedades, produtores relataram a necessidade de fazer duas aplicações específicas para controlar a praga, o que aumenta o custo da lavoura logo no início do ciclo.
As chuvas também favoreceram o crescimento de plantas daninhas. A buva apresentou alta incidência na região central, e o milho que nasce espontaneamente nas lavouras, conhecido como milho-tiguera, foi identificado em diferentes áreas acompanhadas. Na região sul-fronteira, os técnicos registraram ainda a ocorrência de doenças como a mancha-olho-de-rã e a mancha-alvo.
Para quem fornece insumos, serviços agronômicos e defensivos, esse quadro significa demanda concentrada nas próximas semanas. Para o produtor, significa mais gasto por hectare em uma safra que já começou com expectativa de rentabilidade apertada.
Mais área, menos grão
A contradição entre área maior e produção menor tem explicação na produtividade. Quando a Aprosoja/MS divulgou a primeira estimativa da safra, em setembro, a entidade projetou rendimento médio de 52,4 sacas por hectare, queda de 13,2% em relação às 60,4 sacas por hectare da temporada anterior, que foi excepcional. Na safra 2025/2026, Mato Grosso do Sul colheu cerca de 16,7 milhões de toneladas em 4,6 milhões de hectares.
A estimativa mais conservadora reflete a incerteza sobre o clima ao longo do ciclo, já que a disponibilidade de água e o momento da semeadura são determinantes para o resultado. Na apresentação da safra, o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, resumiu: “O resultado dependerá das condições encontradas ao longo do ciclo”. O presidente da entidade, Jorge Michelc, apontou o conjunto de fatores que pesam sobre o produtor: “Crédito, clima, custos e produtividade estão diretamente ligados ao resultado dentro da porteira”.
Segundo os dados apresentados pela entidade em setembro, em julho de 2026 foram contratados R$ 1,006 bilhão em crédito rural no Estado, queda de 15,75% frente a julho de 2025, e no acumulado da safra 2025/2026 a disponibilidade de recursos caiu 20,6%. Com menos dinheiro disponível e custos em alta, a orientação da Aprosoja/MS é de gestão rigorosa. “O produtor precisa olhar para cada hectare de forma estratégica”, disse Balta na ocasião.
O crédito é outro ponto sensível. Como o Empreenda MS mostrou ao detalhar os recursos do FCO disponíveis para produtores e empresas de MS, o volume de crédito rural no Estado caiu cerca de 20% e a demanda por financiamento de máquinas levou à transferência de R$ 600 milhões do FCO Empresarial para o FCO Rural em 2026.
Indústria de alimentos puxa preços
Enquanto a soja vai para o chão, a indústria que processa a produção agropecuária vive um momento de preços em alta. Segundo o IPP (Índice de Preços ao Produtor) divulgado pelo IBGE na terça-feira (27), os preços da indústria de alimentos subiram 2,40% em setembro e foram os que mais contribuíram para a alta geral dos preços industriais no país.
O índice geral das indústrias extrativas e de transformação avançou 1,54% em setembro, depois de alta de 0,34% em agosto. No ano, o aumento chega a 5,04%, e em 12 meses, a 4,34%. A virada é grande: em setembro de 2025, o indicador acumulava queda de 3,86% no ano. Das 24 atividades pesquisadas, 16 tiveram aumento de preços em relação a agosto.
A indústria de alimentos teve a terceira maior variação percentual, atrás das indústrias extrativas, com 11,04%, e do refino de petróleo e biocombustíveis, com 4,88%. Mas foi a que mais pesou no resultado geral, com contribuição de 0,58 ponto percentual. Entre os produtos que puxaram a alta estão as carnes bovinas frescas, refrigeradas e congeladas, os resíduos da extração de soja, como o farelo, e o óleo de soja bruto.
Carne, farelo e etanol em alta; celulose em baixa
Os produtos citados pelo IBGE têm peso direto na economia sul-mato-grossense, que reúne grandes frigoríficos e indústrias de processamento de grãos. A alta dos derivados de soja melhora a receita das esmagadoras, mas também pressiona os custos de quem usa farelo na ração, como a avicultura e a suinocultura, setor que já enfrenta as restrições de exportação após o caso de doença de Newcastle em Santa Catarina, como o Empreenda MS noticiou nesta semana.
O refino de petróleo e biocombustíveis, que inclui o etanol anidro e hidratado, subiu 4,88% em setembro e acumula 4,52% no ano. O dado interessa ao Estado, que tem usinas de etanol de cana e de milho. Já a indústria de celulose, papel e produtos derivados caiu 1,41% em setembro, depois de recuo de 0,43% em agosto, embora ainda acumule alta de 0,79% no ano e de 1,40% em 12 meses. A celulose é hoje um dos pilares da indústria de MS, com novas fábricas em construção.
No caso da carne bovina, a valorização na porta da indústria pode estar ligada a fatores como a oferta de animais para abate, a demanda doméstica e o comportamento das exportações, mas o levantamento não permite identificar qual deles pesou mais. No etanol, o setor de refino e biocombustíveis teve a segunda maior alta entre as 24 atividades e respondeu por 0,46 ponto percentual da variação geral; em 12 meses, a elevação é de 3,34%. O aumento recebido pelas usinas, porém, não se traduz automaticamente em preço maior nos postos, que depende de tributos, distribuição e margens comerciais.
Há uma ressalva importante: o IPP é nacional e não traz resultados por estado. Ou seja, não é possível afirmar que frigoríficos, esmagadoras, usinas e fábricas de celulose de Mato Grosso do Sul tiveram exatamente as mesmas variações. O índice também mede o preço na porta da fábrica, sem impostos e frete, e não equivale diretamente ao que o consumidor paga no supermercado ou na bomba.
O que acompanhar
Para o agronegócio de Mato Grosso do Sul, as próximas semanas definem boa parte do resultado da safra. A conclusão do plantio dentro da janela ideal, o controle do cascudinho e das plantas daninhas e o regime de chuvas em novembro e dezembro vão dizer se a projeção de 15,331 milhões de toneladas se confirma, melhora ou piora.
Do lado da indústria, a tendência de preços da carne e dos derivados de soja vai influenciar margens de frigoríficos, esmagadoras e criadores. Para os pequenos negócios que vivem do agro, como revendas de insumos, oficinas de máquinas, transportadoras e prestadores de serviço, uma safra menor em volume tende a significar um produtor mais cauteloso nas compras no primeiro semestre de 2027.
Leia também
FCO tem R$ 1,8 bi livres para empresas e produtores de MS em 2026; veja como pedir
Newcastle em SC trava frango de MS no México, que comprou US$ 12,6 mi do Estado em 2026
Fontes: Campo Grande News, “Plantio de soja dispara e chega a 52,6% da área prevista em MS” (https://www.campograndenews.com.br/lado-rural/plantio-de-soja-dispara-e-chega-a-52-6-da-area-prevista-em-ms); Campo Grande News, “Carne e soja puxam alta dos preços industriais e acendem alerta em MS” (https://www.campograndenews.com.br/economia/carne-e-soja-puxam-alta-dos-precos-industriais-e-acendem-alerta-em-ms); Campo Grande News, “Etanol em alta e celulose em baixa expõem contrastes da indústria de MS” (https://www.campograndenews.com.br/economia/etanol-em-alta-e-celulose-em-baixa-expoem-contrastes-da-industria-de-ms); A Crítica, “Plantio soja 2026/27 MS” (https://acritica.net/noticias/plantio-soja-2026-27-ms/).
