Conflito Jurídico: OpenAI e Elon Musk no centro das atividades em debate sobre o futuro da Inteligência Artificial

André Rocha 848 visualizações
6 minutos de leitura
OpenAI e Elon Musk discutem o futuro da Inteligência Artificial

Numa reviravolta inesperada no cenário tecnológico, a OpenAI, destacada startup de inteligência artificial, divulgou sua decisão de contestar as alegações feitas por Elon Musk num recente processo legal. A empresa, co-fundada por Elon Musk, sustenta que a contribuição do bilionário para seu desenvolvimento e sucesso foi menos significativa do que se acreditava.

Num comunicado detalhado publicado em seu blog oficial, assinado por todos os membros da equipe – Greg Brockman, Ilya Sutskever, John Schulman, Sam Altman, Wojciech Zaremba e a própria OpenAI -, a startup, com apoio da Microsoft, revelou que desde sua criação em 2015, recebeu menos de 45 milhões de dólares de Musk, em contraste com o compromisso inicial de até 1 bilhão em financiamento. Além disso, obteve mais de 90 milhões de outros doadores para sustentar seus esforços de pesquisa.

A resposta da OpenAI vem após Musk processar Altman, Brockman, a OpenAI e outras afiliadas na semana passada. O fundador da Tesla e SpaceX alegou que a criadora do ChatGPT violou seus acordos contratuais originais, priorizando lucros em detrimento da missão inicial de desenvolver IA em benefício da humanidade. Musk afirmou que a OpenAI foi concebida como um contraponto ao Google.

Os termos de fundação da OpenAI estipulavam que a startup disponibilizasse sua tecnologia gratuitamente ao público. No entanto, segundo Musk, a empresa mudou de rumo para maximizar lucros para a Microsoft.

Este embate legal entre Musk e OpenAI, dois gigantes da tecnologia, pode ter implicações profundas para o futuro da IA. Como a startup de IA mais valiosa, avaliada em mais de $80 bilhões, o sucesso da OpenAI com o ChatGPT provocou uma corrida de IA sem precedentes desde seu lançamento público no final de 2022. O desfecho deste processo pode moldar significativamente a trajetória e o ritmo do desenvolvimento da IA, bem como o equilíbrio de poder entre os principais players do setor.

No post do blog, a OpenAI afirmou que, diante da necessidade de vastos recursos computacionais para desenvolver inteligência artificial geral (AGI) – um sistema de IA com inteligência igual ou superior à humana -, tornou-se evidente que a transição para uma estrutura com fins lucrativos era crucial para garantir financiamento e recursos adequados.

Foi nesse ponto que as discordâncias entre Musk e outros co-fundadores da OpenAI começaram, conforme relatado no post do blog, que inclui cinco trocas de e-mails entre Musk e executivos da OpenAI.

“Quando discutimos uma estrutura com fins lucrativos para promover a missão, Elon queria que nos fundíssemos com a Tesla ou que ele tivesse controle total. Elon deixou a OpenAI, afirmando que era necessário haver um concorrente relevante para o Google/DeepMind e que ele faria isso por conta própria. Ele disse que nos apoiaria a encontrar nosso próprio caminho”, escreveu a OpenAI.

Em fevereiro de 2018, Musk sugeriu que a OpenAI deveria se “ligar à Tesla como sua vaca leiteira”, comentando que era “exatamente certo… A Tesla é o único caminho que poderia esperar competir com o Google”, escreveu a OpenAI.

A OpenAI reiterou na quarta-feira que sua missão é garantir que a AGI beneficie toda a humanidade, o que inclui desenvolver AGI segura e benéfica, promovendo o acesso amplo às suas ferramentas. A tecnologia da OpenAI está sendo usada em lugares como Quênia e Índia para capacitar pessoas e melhorar suas vidas diárias.

“Lamentamos que tenha chegado a isso com alguém que admiramos profundamente — alguém que nos inspirou a mirar mais alto, depois nos disse que falharíamos, iniciou um concorrente e depois nos processou quando começamos a fazer progressos significativos em direção à missão da OpenAI sem ele”, escreveu a OpenAI no blog.

Em resposta à acusação de Musk de que a OpenAI abandonou seus princípios de código aberto, a startup apoiada pela Microsoft contra-argumentou, enfatizando que Musk estava ciente e concordou com a eventual mudança de transparência completa à medida que a organização fazia progressos significativos no desenvolvimento de AGI.

OpenAI

“Elon entendeu que a missão não implicava em abrir o código da AGI. Como Ilya disse a Elon: ‘À medida que nos aproximamos da construção da IA, fará sentido começar a ser menos abertos. O Open em OpenAI significa que todos devem se beneficiar dos frutos da IA depois de construída, mas está totalmente OK não compartilhar a ciência…’, ao que Elon respondeu: ‘Yup’.”

Compartilhar este artigo