Os governadores dos estados do Sul e do Centro-Oeste avançaram, nesta quarta-feira (23), em projetos conjuntos nas áreas de segurança pública e monitoramento climático.
O encontro do Codesul, realizado em Brasília, contou com a presença de Eduardo Riedel, Eduardo Leite, Jorginho Mello, além do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e representantes do Banco Mundial.
Na pauta, a criação de um sistema integrado de monitoramento climático, com foco na prevenção e resposta a eventos extremos, como enchentes, queimadas e desastres naturais.
Leita também
O projeto teve um memorando de entendimento assinado com o Banco Mundial, que apoiará a estruturação técnica da iniciativa. A expectativa é que a proposta entre na fase de licitação e tenha encaminhamento final até julho.
“O Banco Mundial é um parceiro estratégico para integrar ações preventivas e de resposta às mudanças climáticas.
Essa união dos quatro estados vai garantir alinhamento e eficácia diante dos desafios climáticos cada vez mais frequentes”, destacou Eduardo Riedel, atual presidente do Codesul.
Na área da segurança pública, os governadores discutiram a ampliação do compartilhamento de informações e inteligência entre as forças policiais. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado por meio de uma atuação conjunta e coordenada.
“A integração dos estados será essencial para enfrentarmos o crime organizado com mais eficiência e alcançarmos melhores resultados já em 2025”, afirmou Eduardo Riedel.
Durante o encontro, também foi apresentado um plano estratégico de desenvolvimento regional até 2040, com diretrizes nas áreas de meio ambiente, educação, logística e segurança.
Os governadores ainda debateram pautas legislativas conjuntas, como a revisão do FPE (Fundo de Participação dos Estados), mudanças no Tratado Internacional Rodoviário, compensações pelos royalties do petróleo e gás natural, além da regulamentação fundiária na faixa de fronteira.
A reunião contou ainda com a presença de secretários estaduais e procuradores, que acompanharam as tratativas.