Abertura de empresas cresce 50% em Mato Grosso do Sul e reforça avanço do empreendedorismo

André Rocha 227 visualizações
3 minutos de leitura

Mato Grosso do Sul começou 2025 com números expressivos na abertura de novas empresas. Em janeiro, foram registrados 1.298 novos negócios, um aumento de 50,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 862 empresas foram formalizadas.

Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O setor de serviços liderou o movimento, com 976 registros (75,1%), seguido pelo comércio, com 289 novos estabelecimentos (22,2%), e a indústria, que totalizou 33 novos negócios (2,54%).

Campo Grande lidera novas aberturas

Entre os municípios com maior atividade empreendedora, Campo Grande se destaca com 554 novas empresas, representando 42,6% das aberturas. Na sequência aparecem Dourados (147), Três Lagoas (74), Ponta Porã (53) e Chapadão do Sul (35).

Avanço no ambiente de negócios

Para o diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos, o aumento nas formalizações reflete o fortalecimento do ambiente de negócios e a modernização dos processos de abertura de empresas no estado.

“A Junta Comercial continua batendo recordes e demonstrando sua capacidade de apoiar a economia do estado. Estamos comprometidos em garantir segurança e agilidade nos processos, investindo na capacitação de profissionais e na digitalização dos serviços”, destacou.

O crescimento das novas empresas também está ligado a políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, desburocratização e maior digitalização dos processos empresariais. Essas medidas têm facilitado a vida dos empreendedores e impulsionado o surgimento de novos negócios.

Recorde em 2024 reforça tendência positiva

O bom desempenho de janeiro segue a tendência de 2024, quando Mato Grosso do Sul registrou um recorde histórico de 11.164 novas empresas, um crescimento de 10,34% em relação a 2023. O setor de serviços liderou as aberturas, com 71,3% dos registros, seguido pelo comércio (24,91%) e pela indústria (3,79%).

Perspectivas para 2025

A expectativa é que o ritmo positivo se mantenha ao longo de 2025, impulsionado pela ampliação de crédito para pequenos negócios, o fortalecimento de startups e programas de incentivo à inovação.

Iniciativas de capacitação, mentorias e redes de networking também devem colaborar para consolidar ainda mais o crescimento do empreendedorismo no estado.

Com um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, Mato Grosso do Sul se firma como um dos estados em destaque no cenário empreendedor brasileiro, atraindo investimentos e novas oportunidades de negócios.

Compartilhar este artigo