Campo Grande se prepara para receber a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, promovido pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). O evento, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e a adoção de práticas sustentáveis, será realizado em junho, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena.
Durante os três dias, os participantes poderão descartar diversos materiais, como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, eletrônicos, tecidos, banners, medicamentos vencidos, rações, acessórios e medicamentos para pets, além de lâmpadas, pilhas, baterias e outros itens.
A coordenadora-geral do FAC, Adir da Silva Oliveira Diniz, destaca a importância do Drive-Thru da Reciclagem como uma maneira de promover práticas sustentáveis em diversos setores e trazer saúde e bem-estar à população. O evento também enfatiza o fomento do empreendedorismo social, a disseminação de informações sobre tecnologia, inovação, qualidade de vida e a promoção da educação ambiental por meio do descarte correto e do desapego.
Leita também
Além do descarte de resíduos, o evento contará com uma programação diversificada, incluindo atividades educativas e culturais, atrações musicais, teatro para crianças, espaço de leitura, praça de alimentação e distribuição de mudas de árvores frutíferas para aqueles que realizarem o descarte.
O complexo montado para o evento também terá um espaço destinado à captação de doações. Serão aceitas peças de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, materiais de construção e qualquer item em boas condições de uso. As doações serão repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo FAC.
Ana Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e proprietária da Du Bem Sustentável, ressalta que a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem tem como propósito as Cidades Inteligentes, buscando unir todos os setores em prol da qualidade do planeta. Nesta edição, será enfatizada a economia circular, por meio da logística reversa de resíduos, descartes e doações, promovendo o movimento e evitando o acúmulo de rejeitos.
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) estará presente nesta edição com trabalhos relacionados ao impacto social e ambiental, com destaque para a turma de Direito, que abordará a área jurídica e a ODS 5, que visa alcançar a igualdade de gênero. Também serão apresentados projetos relacionados à tecnologia e inovação, promovendo impacto social e ambiental.