Secretário-Executivo da Semadesc marca presença no Startup Day e destaca impacto do evento na C&T e Inovação em MS

André Rocha 801 visualizações
3 minutos de leitura

No último sábado (27), Campo Grande foi uma das 110 cidades brasileiras a sediar o esperado Startup Day. Em parceria com o Governo do Estado, através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o evento reuniu mais de 50 pessoas no Living Lab, um laboratório de inovação aberta e prototipagem, para discutir tendências, investimentos em negócios inovadores e revelar as startups vencedoras do desafio Sebrae Like a Boss.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, participou como debatedor e jurado no evento, enfatizando a importância de políticas públicas voltadas para a inovação. Segundo ele, o trabalho realizado pelo Sebrae, mapeando os ecossistemas de inovação e promovendo conexões com as instituições, revelou ecossistemas em estágio inicial em Mato Grosso do Sul. Portanto, eventos como o Startup Day são fundamentais para criar conexões e promover a articulação entre os diversos atores envolvidos. Senna ressaltou ainda que o Governo do Estado precisa conhecer esse movimento para alinhar suas ações e impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

O Startup Day também aconteceu em outras cidades do estado, como Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, com uma programação voltada para fortalecer os ecossistemas de startups. Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, destacou a importância do evento, que estimula a comunidade a desenvolver ideias criativas e propicia o surgimento de novas startups. Ele ressaltou que o Startup Day é uma ação nacional do Sebrae e que, em Mato Grosso do Sul, ocorreu em seis cidades.

Na Capital, uma das atividades de destaque foi um bate-papo com a rede de parceiros do ecossistema de inovação de Mato Grosso do Sul, abordando oportunidades de negócios e ideias. Marcelo Turine, reitor da UFMS e conselheiro do Sebrae/MS, ressaltou a importância de os empreendedores buscarem parcerias com instituições de ensino para o apoio no desenvolvimento de negócios inovadores. Turine destacou ainda o papel fundamental da universidade na geração de conhecimento científico, tecnológico e inovador, e elogiou a iniciativa do Sebrae em promover discussões que incentivam empresas a serem cada vez mais inovadoras.

Além disso, o evento em Campo Grande contou com uma palestra sobre Inteligência Artificial, discutindo as melhores ferramentas para os negócios, e uma oficina para iniciantes sobre projetos em impressoras 3D, realizada no Lab Maker.

Compartilhar este artigo