Mato Grosso do Sul assume protagonismo na ciência e inovação com presidência do CONFAP

André Rocha 434 visualizações
3 minutos de leitura

O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, foi eleito por aclamação para a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

A escolha ocorreu nesta sexta-feira (21) durante a 67ª edição do Fórum Nacional do CONFAP, realizado em Macapá (AP).

Pela primeira vez, um representante de Mato Grosso do Sul lidera o Conselho, que reúne os presidentes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

“É uma honra assumir a Presidência do CONFAP, especialmente por ser a primeira vez que Mato Grosso do Sul ocupa esse cargo. Isso reflete o crescimento da ciência, tecnologia e inovação no estado, com pesquisas de impacto para a sociedade”, afirmou Márcio de Araújo Pereira.

Ele destacou ainda que sua gestão buscará fortalecer as rotas e corredores latino-americanos de pesquisa e apoiar soluções inovadoras para o mercado e a sociedade.

O novo presidente reforçou que o CONFAP seguirá atuando em parceria com órgãos federais, como CNPq, Capes, Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além das secretarias estaduais de CT&I representadas pelo Consecti.

O papel do CONFAP

O CONFAP representa as FAPs brasileiras e promove a articulação entre elas e instituições de pesquisa, órgãos governamentais e o setor produtivo.

Seu objetivo é fortalecer o financiamento e a execução de projetos científicos e tecnológicos, impulsionando o desenvolvimento regional por meio da inovação.

Nos últimos anos, as FAPs ultrapassaram as agências federais e se consolidaram como as maiores investidoras do setor no país.

Os investimentos em CT&I cresceram significativamente, passando de R$ 2,8 bilhões em 2018 para R$ 4,8 bilhões em 2024, segundo dados apresentados pelo ex-presidente do CONFAP, Odir Dellagostin.

Com a eleição de Márcio de Araújo Pereira, o Conselho passa a ter como vice-presidente Marcel do Nascimento Botelho, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará.

Trajetória

Graduado em Administração de Empresas (UFMS), Márcio de Araújo Pereira é mestre em Agronegócios (UFMS/UnB/UFG) e doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS), com período sanduíche na Universidade de Wageningen, na Holanda.

Ele também participou do Programa Global Innovation Policy Accelerator da Agência Britânica de Inovação/Fundação Nesta.

Professor associado da UEMS, foi Pró-Reitor de Administração e Planejamento (2015-2016) e, desde 2017, dirige a Fundect.

Também integra o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e o Conselho Deliberativo do Sebrae-MS.

Fórum Nacional do CONFAP

A 67ª edição do Fórum Nacional do CONFAP acontece em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a COP 30 em 2025.

O evento reúne as principais lideranças da CT&I do país para fortalecer a colaboração entre as instituições e discutir desafios e soluções para a pesquisa científica no Brasil.

Compartilhar este artigo
plugins premium WordPress