Uma equipe do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande realizou, entre os dias 10 e 14 de março, uma imersão no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT).
O objetivo foi fortalecer o desenvolvimento de produtos e serviços por meio de consultorias especializadas e exposições sobre gestão de incubação, sandbox, internacionalização, novos negócios e ambientes de inovação.
Durante a visita, os participantes conheceram projetos desenvolvidos em parceria com universidades e grandes empresas como Embraer, Nestlé, Gerdau e Climatempo.
Leita também
A agenda também incluiu uma visita técnica ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), reconhecido por sua excelência acadêmica e infraestrutura tecnológica. O instituto conta com mais de 40 laboratórios, um FabLab e uma incubadora de empresas.
A diretora-executiva do ParktecCG, Adriana Tozzetti, destacou a importância da troca de experiências com um dos maiores parques tecnológicos do mundo.
“Aprendemos com um ecossistema consolidado há 18 anos, o que acelera e aprimora as iniciativas que serão implementadas em Campo Grande”, afirmou.
Para o vice-presidente do PIT, Marcelo Nunes, a conexão entre os dois polos de inovação pode gerar impacto estratégico.
“Podemos agregar experiência, conexões e conhecimento consolidado, conectando competências locais com soluções nacionais e internacionais”, ressaltou.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, reforçou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento econômico da cidade.
“O ParktecCG promove a democratização da informação, estimula startups, atrai investimentos e fortalece a inovação como motor do progresso científico”, avaliou.
Inaugurado em setembro de 2023, o ParktecCG reúne empresas, centros de pesquisa e universidades, consolidando-se como um polo de empreendedorismo e desenvolvimento econômico para Campo Grande e América Latina.